Entrega da base de Alcântara é crime de lesa-pátria
O Brasil possui uma das melhores bases para lançamento de foguetes e satélites do mundo, na base de Alcântara, no Maranhão. Por estar localizada próxima à Linha do Equador, lançamentos da base possibilitam uma economia de cerca de 30% em combustível, e sua proximidade ao mar facilita a chegada de contêineres. Desde sua criação no […]
27 de março de 2019
O Brasil possui uma das melhores bases para lançamento de foguetes e satélites do mundo, na base de Alcântara, no Maranhão. Por estar localizada próxima à Linha do Equador, lançamentos da base possibilitam uma economia de cerca de 30% em combustível, e sua proximidade ao mar facilita a chegada de contêineres. Desde sua criação no início dos anos 1980, há tentativas de explorar a base comercialmente, alugando este espaço para outros países e empresas fazerem lançamentos.
Em 2000, o então presidente Fernando Henrique Cardoso fez um acordo com os EUA que permitiria àquele país utilizar a base protegendo toda a sua tecnologia, sem nenhum benefício técnico para o Brasil, e cedendo nossa soberania territorial – nem mesmo a vistoria dos containers seria permitida às autoridades brasileiras. Não à toa, pela primeira vez na história, o Congresso Nacional negou um acordo assinado pelo Poder Executivo.