Impeachment e cadeia para Bolsonaro e Pazuello
Impeachment e cadeia para Bolsonaro e Pazuello O governo sabia do “iminente colapso do sistema de saúde” do Amazonas por conta do novo coronavirus dez dias antes de a crise estourar. A informação faz parte de um ofício encaminhado pela Advocacia-Geral da União (AGU) ao Supremo Tribunal Federal (STF). No documento, a AGU diz que […]
18 de janeiro de 2021
Impeachment e cadeia para Bolsonaro e Pazuello
O governo sabia do “iminente colapso do sistema de saúde” do Amazonas por conta do novo coronavirus dez dias antes de a crise estourar. A informação faz parte de um ofício encaminhado pela Advocacia-Geral da União (AGU) ao Supremo Tribunal Federal (STF).
No documento, a AGU diz que o Ministério da Saúde fez reuniões entre os dias 3 e 4 de janeiro com autoridades locais, quando detectou que o sistema de saúde do Amazonas estava à beira do colapso.
Nos dias 11, 12 e 13, o ministro da Saúde esteve em Manaus. No dia 14, a crise eclodiu. Pacientes com Covid-19 morreram asfixiados em hospitais da cidade. Faltou oxigênio inclusive no Hospital Universitário Getúlio Vargas, uma unidade federal.
Ao invés de enfrentar a gravidade do problema e reunir todos os meios possíveis para enviar oxigênio para Manaus, Pazuello se preocupou em desovar parte do enorme estoque de medicamentos do Ministério da Saúde. A pasta enviou 335 mil cápsulas de oseltamivir e 120 mil comprimidos de hidroxicloroquina. Não bastasse isso, ainda mandou uma força tarefa, bancada com dinheiro público, para pressionar a rede de saúde da capital do Amazonas para adotar o uso da cloroquina. O ministério chegou a emitir um ofício onde dizia que era “inadmissível” o não uso do medicamento.
Nosso mandato apresentou um requerimento de informações solicitando dados sobre os gastos do governo federal com essa força tarefa em Manaus. Não podemos perder de vista que tais medicamentos não têm comprovação científica de eficácia, como mais uma vez atestou a própria Anvisa, na reunião de liberação das vacinas, de que não há disponível até o momento tratamento precoce para a Covid-19.
O comportamento do Pazuello e do governo Bolsonaro é flagrante do desprezo com a vida. Apesar de saber de um problema gravíssimo, não fez nada de imediato, só vindo a agir quanto o problema de fato havia estourado. Isso é crime de omissão. Bolsonaro e Pazuello devem responder por esses crimes, não podemos aceitar com naturalidade que vidas sejam tratadas com tamanho desdém, de forma tão irresponsável.
A Procuradoria Geral da República abriu uma apuração preliminar sobre a conduta do ministro Pazuello na crise da saúde da Amazônia. É preciso que as investigações sejam feitas com rigor, não se trata só de uma péssima gestão, incompetente, mas criminosa, além do impeachment, é preciso que esse governo responda também por seus crimes.
#ImpeachmentJá #ForaBolsonaro