De Gaza para o Brasil, sejam bem-vindos
Acompanhamos com enorme emoção a chegada dos 32 brasileiros repatriados, vindos de Gaza, na noite de 13 de novembro. Não foram poupados esforços diplomáticos e operacionais para retirar o grupo que lamentavelmente vinha sofrendo com os ataques desproporcionais de Netanyahu e seu exército genocida. Enquanto bolsonaristas exploram uma tragédia humana com sensacionalismo e fake news, […]
14 de novembro de 2023
Acompanhamos com enorme emoção a chegada dos 32 brasileiros repatriados, vindos de Gaza, na noite de 13 de novembro. Não foram poupados esforços diplomáticos e operacionais para retirar o grupo que lamentavelmente vinha sofrendo com os ataques desproporcionais de Netanyahu e seu exército genocida. Enquanto bolsonaristas exploram uma tragédia humana com sensacionalismo e fake news, é o governo Lula que age pela vida.
O tradicional compromisso brasileiro pela paz e pela atenção aos direitos humanos sai fortalecido desta missão. Após tantas agruras, para os brasileiros que estavam em Gaza fez toda a diferença poderem contar com um governo que acolhe as pessoas em dificuldade. Foram calorosamente recebidos pelo Presidente Lula no Aeroporto de Brasília, que logo os informou que terão apoio psicológico, cuidados médicos e abrigo até poderem retomar suas vidas. Não faltou emoção nos agradecimentos pelo resgate, no reencontro de familiares, nos relatos de sobrevivência, no alívio por chegarem em segurança após conviverem tão de perto com a morte em escala brutal.
Na mesma noite, Lula fez um pronunciamento corajoso e pertinente sobre o massacre de Israel contra o povo palestino. Demonstrou espanto pela quantidade de crianças e mulheres assassinadas em Gaza e, sem deixar de repudiar os ataques do Hamas, acertadamente comparou as ações israelenses com terrorismo. “A guerra precisa acabar. A gente quer a criação do estado Palestino. A solução de dois estados que o Brasil sempre defendeu.” Queremos paz, segurança e vida digna não apenas para nossos repatriados, mas para toda a população palestina!
Mais sobre esse assunto