A Reforma Tributária foi aprovada!
Não é a reforma dos nossos sonhos, mas avança no caminho da progressividade!
12 de julho de 2024
Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados
Nosso mandato teve participação importante no GT da Reforma Tributária, processo imediatamente anterior à votação desta semana, debatendo e propondo emendas que beneficiariam a classe trabalhadora brasileira.
O texto final, aprovado pela Câmara em 10/07, não é a reforma dos nossos sonhos mas, pelo menos, aponta para a redução da regressividade e sinaliza para impostos progressivos, nos quais quem ganha mais, paga mais, em especial os super ricos.
A reforma também aponta para uma transparência maior do que se arrecada em impostos, estabelecendo um controle maior e público, acessível a todas as pessoas. Outra da qualidades da reforma é que ela vai ajudar no combate à sonegação, principalmente a que acontece há décadas no país por parte dos mais ricos.
Contudo, ainda estamos muito longe do ideal. Lutamos muito dentro do GT para termos impostos progressivos e para o estabelecimento de tributos que taxem pesadamente o rentismo, as grandes heranças e as grandes fortunas, em busca de reduzir drasticamente a desigualdade social. Essa luta continua no próximo período!
Veja o vídeo no link: bit.ly/3Y20w5q
Mais sobre esse assunto