O golpe fracassou na Bolívia!

O general golpista boliviano, Juan José Zuñiga, foi preso depois da tentativa frustrada de golpe no país!

28 de junho de 2024

Foto: Juan Karita/AP

27 de junho de 2024 passará à história como mais um dia da infâmia na América do Sul! O general Juan José Zuñiga tentou dar um golpe de estado na Bolívia, depois de ser deposto do cargo de Comandante Geral do Exército boliviano, por ameaçar prender o ex-presidente Evo Morales de prisão, caso ele se candidatasse à presidência nas eleições futuras. Os militares ocuparam a Praça Murillo, principal espaço público de La Paz. e Zuñiga tentou tomar o palácio presidencial, do qual foi expulso pelo próprio presidente Luis Arce.
Mais uma vez, a Bolívia viveu uma tentativa de golpe de estado por parte das forças de segurança, como em 2019, quando o presidente eleito Evo Morales foi forçado a renunciar por conta do enfrentamento que promovia contra a extrema-direita! Chegamos ao cúmulo de ver a segunda vice-presidente do Senado, à época, Jeanine Áñez, autoproclamar-se presidente da república, ao arrepio de todas as regras democráticas!
Foi forte e rápida a reação à tentativa de golpe, repudiado por praticamente todos os países do mundo, mas principalmente pelo povo boliviano, que foi às ruas e devolveu os tanques à caserna!
O general Zuñiga está preso, e é isso o que precisa ocorrer sempre que uma tentativa de golpe de estado acontece por aqui. Lugar de golpista é na cadeia!
Por isso, é preciso dar um basta nestas aventuras de quartel, o exército e a polícia não podem mais agir como se dependesse deles a tutela das democracias latino-americanas! Golpistas devem ser punidos com rigor, na Bolívia e no Brasil, não nos esqueçamos da tentativa do golpe de estado de 08/01, militares, policiais e Bolsonaro tem que ser presos!

Deixe seu contato para receber informações