PEC das drogas: rico é usuário, pobre é traficante!
Temos que rechaçar a PEC das drogas na Câmara!
19 de abril de 2024
Foto: Jales Valquer/FOLHAPress
O Senado Federal acabou de aprovar uma emenda à Constituição que considera crime a posse ou porte de qualquer quantidade de droga ou entorpecente “sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar”. O projeto agora vai para votação na Câmara dos Deputados, onde nos posicionaremos radicalmente contrários à sua aprovação!
Não é preciso muita argumentação para chegarmos à conclusão que é mais uma ferramenta para oprimir a população pobre das periferias brasileiras, pois sabemos muito bem como agem as polícias quando encontram um garoto pobre e negro com um cigarro de maconha nas mãos. E também sabemos o que faz esta mesma polícia ao encontrar um garoto rico e branco na mesma situação…
Ora, apenas como analogia, para entender as diferenças de tratamento, basta nos atermos ao recente caso do rapaz dirigindo um carro de luxo, embriagado, que assassinou um motorista, trabalhador de aplicativo, ao atirar seu carro em toda velocidade na traseira do carro da vítima. Imaginemos se, no lugar do rapaz rico e branco dirigindo um Porsche, estivesse um garoto pobre e preto dirigindo um carro popular…
Não nos enganemos: isso é um projeto deliberado de opressão e eliminação das camadas mais pobres da população, a extrema-direita brasileira tenta implementar uma política de morte no Congresso Nacional! Vamos lutar para que a Câmara rejeite essa proposta e enterre essa nova tentativa de oprimir a população pobre brasileira!
Mais sobre esse assunto