Vamos vencer a Dengue!

Nossa colaboração é fundamental no combate à Dengue!

20 de março de 2024

Este ano, a dengue chegou mais cedo que em outros anos e se alastrou rapidamente pelo país, em virtude das mudanças climáticas, como atestam vários especialistas. O Ministério da Saúde – em conjunto com as secretarias de saúde de estados e municípios -, vem trabalhando com afinco para conter a epidemia. Campanhas de vacinação e distribuição de vacinas; equipes de trabalho visitando cada canto do país; capacitação de mais de 12 mil profissionais de saúde, médicos e enfermeiros para atuarem diretamente no combate à doença; campanhas de combate ao mosquito transmissor da doença; repasse de mais de 1,5 bilhão de reais a estados e municípios para auxiliar no combate à doença e mais uma gama de ações de apoio às entidades da federação no enfrentamento ao mosquito e à enfermidade.

Mas, nós temos que fazer a nossa parte e ajudar a eliminar o foco transmissor da doença, o mosquito Aedes aegypti. A conscientização da população é fundamental nesse processo. Para obter sucesso nessa empreitada, algumas recomendações são importantíssimas:

  • uso de telas nas janelas e repelentes em áreas de reconhecida transmissão;
  • remoção de recipientes nos domicílios que possam se transformar em criadouros de mosquitos;
  • vedação dos reservatórios e caixas de água;
  • desobstrução de calhas, lajes e ralos;
  • participação na fiscalização das ações de prevenção e controle da dengue executadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Juntas e juntos vamos derrotar o Aedes aegypti e a dengue!

Deixe seu contato para receber informações