Vamos vencer a Dengue!
Nossa colaboração é fundamental no combate à Dengue!
20 de março de 2024
Este ano, a dengue chegou mais cedo que em outros anos e se alastrou rapidamente pelo país, em virtude das mudanças climáticas, como atestam vários especialistas. O Ministério da Saúde – em conjunto com as secretarias de saúde de estados e municípios -, vem trabalhando com afinco para conter a epidemia. Campanhas de vacinação e distribuição de vacinas; equipes de trabalho visitando cada canto do país; capacitação de mais de 12 mil profissionais de saúde, médicos e enfermeiros para atuarem diretamente no combate à doença; campanhas de combate ao mosquito transmissor da doença; repasse de mais de 1,5 bilhão de reais a estados e municípios para auxiliar no combate à doença e mais uma gama de ações de apoio às entidades da federação no enfrentamento ao mosquito e à enfermidade.
Mas, nós temos que fazer a nossa parte e ajudar a eliminar o foco transmissor da doença, o mosquito Aedes aegypti. A conscientização da população é fundamental nesse processo. Para obter sucesso nessa empreitada, algumas recomendações são importantíssimas:
- uso de telas nas janelas e repelentes em áreas de reconhecida transmissão;
- remoção de recipientes nos domicílios que possam se transformar em criadouros de mosquitos;
- vedação dos reservatórios e caixas de água;
- desobstrução de calhas, lajes e ralos;
- participação na fiscalização das ações de prevenção e controle da dengue executadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Juntas e juntos vamos derrotar o Aedes aegypti e a dengue!
Mais sobre esse assunto