GEPUD denuncia a “plataformização” da educação em SP

O Grupo Escola Pública e Democracia repudia a transformação do ensino nas escolas públicas de São Paulo em "lives" e rechaça a política de vigilância que Renato Feder quer implementar para os professores!

01 de fevereiro de 2024

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O GEPUD (Grupo Escola Pública e Democracia) publicou um editorial no seu site, denunciando um movimento acelerado de “plataformização” da educação por parte do secretário de Educação de São Paulo, Renato Feder. Feder vem ampliando o oferecimento dos serviços educacionais através das plataformas online, sem debate nenhum com a comunidade escolar ou com as famílias.

Como aponta o GEPUD em seu editorial, esta

plataformização do ensino visa controlar em tempo real a aplicação daquilo que a Seduc-SP definiu de forma unilateral e antidemocrática como sendo o conteúdo e a forma da educação escolar de crianças, jovens e adolescentes que estudam na rede estadual paulista. Isso é preocupante, uma vez que diversos materiais didáticos de uso obrigatório, como os slides, chamados de ‘Material Digital’, apresentam graves erros conceituais e de metodologia e não têm autoria conhecida”.

Ademais, a Portaria de 27/07/2023 também estabeleceu que a direção da escola deve “observar” as aulas das e dos professoras e professores, como parte da sua rotina de trabalho. Como afirma o GEPUD no seu editorial,

“a medida vem causando constrangimentos nas escolas, gerando um clima de vigilância, desconfiança e insegurança, além de consumir tempo que a equipe gestora poderia destinar à melhoria da educação escolar realizando formação continuada das equipes e desenvolvendo ações coletivas, colaborativas e democráticas, estas sim adequadas aos ambientes educativos. Planejamento conjunto e acompanhamento de aulas pelos pares são práticas pedagógicas importantes nas escolas, no entanto, foram transformadas pela Seduc-SP em obrigatoriedade burocrática sem fundamentação aceitável”.

Leiam o editorial completo no site do GEPUD, no link: https://www.gepud.com.br/manifestacoes.html

 

Deixe seu contato para receber informações