Justiça suspende instalação de termelétrica em Caçapava!

A Justiça de São José dos Campos, instada pelo Ministério Público Federal e pelo Instituto Internacional ARAYARA, provocada pela pressão popular da região e por mandatos do PSOL, incluído o nosso, suspendeu a instalação da que seria a maior termelétrica da América Latina, em Caçapava, no interior de São Paulo

02 de fevereiro de 2024

É absurdo que, no auge do debate sobre a transição energética, sobre a adoção de fontes de energia sustentáveis e renováveis, o estado de São Paulo tente promover a instalação de uma termelétrica gigantesca em Caçapava, exatamente o tipo de usina mais danosa e poluente para o meio ambiente!

Sensível aos argumentos da população local, que não quer uma usina tão poluente na região que abriga um dos maiores aquíferos do estado de São Paulo, o Aquífero Taubaté, a 3a Vara Federal de São José dos Campos suspendeu, em 31/01/2024, a instalação da Usina. O Instituto ARAYARA, que já acompanha essa questão há algum tempo, agiu rapidamente após a ação de nosso mandato e de outros junto ao MPF, informando da marcação da audiência pública para o mesmo dia 31/01. Foi uma importante ação conjunta do Instituto e da população local, do nosso mandato e da sociedade civil.

Estivemos presentes em Caçapava em 31/01/2024, data prevista para a realização de uma audiência pública que, evidentemente não aconteceu, devido à suspensão da instalação da termelétrica pela Justiça de São José dos Campos. Participamos de um ato contra a instalação da termelétrica, junto com as e os integrantes do Instituto ARAYARA e das e dos moradores da região.

Seguiremos acompanhando e participando dessa luta junto com a população local. Xô Termelétrica! Empregos sim, poluição não!

Deixe seu contato para receber informações