Censura às artes: denúncia à ONU

Governo Bolsonaro: vergonha internacional

Ontem à noite, às vésperas do Dia Mundial dos Direitos Humanos, enviamos um Apelo Urgente à ONU denunciando a crescente censura contra as artes e a cultura no Brasil. Nosso texto focou no crescimento da censura através de atos diretos contra conteúdos, exposições e eventos (como no caso da Bienal do Rio, ou dos vídeos […]

11 de dezembro de 2019

Ontem à noite, às vésperas do Dia Mundial dos Direitos Humanos, enviamos um Apelo Urgente à ONU denunciando a crescente censura contra as artes e a cultura no Brasil. Nosso texto focou no crescimento da censura através de atos diretos contra conteúdos, exposições e eventos (como no caso da Bienal do Rio, ou dos vídeos da TV Brasil); iniciativas de censura através de restrições políticas a financiamentos (como no caso do edital do Banco do Brasil, ou da tentativa do Bolsonaro de não contemplar projetos LGBT pela Ancine); e alterações radicais e não-técnicas em cargos de comando para minar a diversidade e liberdade de pensamento e expressão na área da cultura (como no caso da nomeação do Alvim, do diretor da Biblioteca Nacional e da Fundação Palmares). Foi uma inciativa tocada em coordenação com a Gabinetona (Cida Falabella, vereadora de BH assina o texto com a gente), e subscreveram a denúncia as/os deps. Benedita (PT), Jandira (PCdoB), Maria do Rosário (PT) e Túlio Gadelha (PDT), membros da Comissão de Cultura.

Abaixo o texto que foi enviado ao Relator Especial da ONU para a promoção e proteção do direito à liberdade de opinião e expressão; e à Michelle Bachelet, Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

Acesse a denúncia (em inglês): clique

Deixe seu contato para receber informações